Edição Atual

Edição Atual


Caderno de Resumos do Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos

(ISSN 2448-0029)

Volume 2, 2017:

Caderno de Resumos do Seminário da Sociedade dos Leitores VivosDesafios em Estudos de Linguagens

V.2, 2017

 

Acesse aqui a edição atual completa do Caderno de Resumos do Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos.

 

Para acessar por partes, utilize os links abaixo.

 

Sumário, Apresentação, Homenagens, Efemérides e Programação

 

Resumos de palestras e minicursos

 

A literatura em tempos de cólera

Juliana Santini (UNESP/Araraquara)

 

A compreensão leitora nos livros didáticos

Luciane Baretta (UNICENTRO)

 

Perspectivas comunicacionais no terceiro milênio: língua, cultura, interculturalidades

Vera Lucia Hanna (MACKENZIE)

 

A estética do minimalismo na literatura brasileira no século XX

Susylene Dias de Araújo (UEMS/Campo Grande)

 

Sistema(s) literário(s) e ficção científica brasileira

Ramiro Giroldo (UFMS/FAALC)

 

Resumos de Comunicações

 

A CASA COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA FEMININA NAS NARRATIVAS DE VERA MOLL, LYGIA FAGUNDES TELLES E MARIA AMÉLIA MELLO

Rubens Aquino de Oliveira

Kelcilene Gracia-Rodrigues

 

 

REPRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS FEMININAS NA PEÇA TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA

Ricardo Santos Porto

Jose Alonso Tôrres Freire

 

A METÁFORA DA VIAGEM EM O QUINZE, DE RACHEL DE QUEIROZ

Samara Pereira Souza de Lima

José Alonso Tôrres Freire

 

A FIGURA DA MÃE, DA CRIANÇA E DOS ANIMAIS EM CLARICE LISPECTOR

Mila Guimarães Darós

José Alonso Tôrres Freire

 

RELATO DE UM CERTO ORIENTE: UMA VIAGEM NA MEMÓRIA

Elenir Vilharva de Lima

 

AMIZADES FRONTEIRIÇAS PARA UMA TEORIZAÇÃO EPISTOLAR

Francine Carla de Salles Cunha Rojas

 

DE MEMÓRIAS A MEMÓRIAS: ADAPTAÇÃO PARA ALÉM DA FIDELIDADE

Gedy Brum Weis Alves

 

MIL ROSAS ROUBADAS E MACHADO: EPISTEMOLOGIAS BIO-IMAGÉTICAS

Pedro Henrique Alves de Medeiros

Washington Batista Leite

Edgar Cézar Nolasco

 

USO DAS CHARGES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SENSO COMUM GEOGRÁFICO EM SALA DE AULA

Luiz Maique Melo de Freitas

 

O LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UM ESTUDO DE CASO

Aderci Flôres Leandro

Rosalina Brites de Assunção

 

MONICAS’S GANG EM SALA DE AULA: DA HISTÓRIA DAS HQS À PRÁTICA DE LÍNGUA INGLESA

Suene de Melo Alves

 

A LITERATURA BRASILEIRA NA PROVA DO ENEM 2016

Rosileny Ribeiro Leite

José Alonso Torres Freire

 

LÍNGUA E CULTURA TERENA: UMA ANÁLISE DOS EMPRÉSTIMOS DO PORTUGUÊS

Letícia Reis de Oliveira

Gean Nunes Damulakis

 

MS 40 ANOS: IDENTIDADES LINGUISTICAS, CULTURAIS E GASTRONÔMICAS DO POVO SUL MATOGROSSENSE

Tamires Vila Maior

 

O CONTATO DOS ALUNOS SURDOS COM A LÍNGUA INGLESA E SUA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA

José Augusto Albuquerque Rabelo

 

PROTAGONISMO JUVENIL: IDENTIDADES QUE SÃO CONSTRUÍDAS PELAS OPORTUNIDADES

Paulo Cézar Gonçalves Mendes

Tamires Vila Maior

José Augusto Albuquerque Rabelo

 

OS SÍMBOLOS DOS ANIMAIS COMO ELEMENTOS MOTIVADORES DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS: UMA ANÁLISE

Jessica dos Santos Paião

Elizabete Aparecida Marques

 

ABORDAGEM DO GÊNERO POESIA NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA: UMA PROPOSTA DE FORMAR LEITORES COMPETENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Michele Serafim dos Santos

 

PRÓXIMOS OU DISTANTES? EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS A PARTIR DO USO DOS PRONOMES DE TRATAMENTO NO DEBATE POLÍTICO

Ione Vier Dalinghaus

 

A NEOPICARESCA EM GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE

Adriely Barbosa de Oliveira

Susylene Dias de Araujo

 

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM NEOPÍCARO EM MEMÓRIAS DE UM GIGOLÔ, DE MARCOS REY

Adir Felisberto da Rosa

 

A HESITAÇÃO EM POE: A LITERATURA FANTÁSTICA E SUAS CARACTERÍSTICAS EM O POÇO E O PÊNDULO

Juliana Recalde Gimenez

 

INTERSECÇÃO DE ELEMENTOS TRÁGICOS E ABISMO CIVILIZACIONAL EM O ORÁCULO, DE ANTÓNIO VIEIRA

Marcos Rogério Heck Dorneles

 

DECADÊNCIA DE DOIS GRANDES HOMENS

Wcleverson Batista Silva

 

A LITERATURA DE RESISTÊNCIA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA CRIANÇA NEGRA

Mário Henrique dos Santos Lopes

Eliane Maria de Oliveira

 

COLATERIDADE ENTRE MEIO SOCIAL E FICÇÃO EM AQUELE MAR SECO: O PANTANAL, DE ROGÉRIO DE CAMARGO

Marcos Rogério Heck Dorneles

 

O SEMISSIMBOLISMO NA POESIA CONCRETA DE HAROLDO DE CAMPOS

Rosalina Brites de Assunção

 

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A POESIA LÍRICA EM LUIZ FEITOSA  RODRIGUES

Waldir Cezaretti de Freitas

Susylene Dias de Araujo

 

A PATA DA GAZELA DE JOSÉ DE ALENCAR COMO CORPUS DE PESQUISA DA ANÁLISE SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE DA FIGURATIVIDADE E DA INTERTEXTUALIDADE

Euzenir Francisca Silva

 

HISTÓRIA, LITERATURA & CINEMA: UMA LEITURA DE SARGENTO GARCIA

Taynara Martins de Moraes

 

Resumo dos pôsteres da 1ª Mostra de trabalhos do PIBID Diversidade do Câmpus de Aquidauana

 

SABORES E SABERES INDÍGENAS: O HÎHI DOS TERENA

Discentes bolsistas do PIBID/Diversidade:

Adair Martins

Anatália Dias

Alberto de Oliveira Dias

Benito Caetano Estevão

Danieli Fernande Alcântara

Darli Reginaldo Rodrigues

Érica Aparecida Batista Alcântara

Valdirene Souza Cardoso

Valdevino Gonçalves Cardoso

Iára Quelho de Castro (Orientadora)

Wanderley Dias Cardoso (Supervisor da Área Ciências Sociais)

 

ETNOTERMINOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE AS ERVAS MEDICINAIS

Discentes bolsistas do PIBID/Diversidade:

Alice Batista Alcântara

Alessandra Gabriel

Laucir Marques Pereira

Liverson Floriano Justino

José Augusto Alcântara

Mayara Rosa de Almeida

Vilco Aparecido Pereira Rodrigues

Cristiane Fermino Gabriel

Rogério Vicente Ferreira (Orientador)

 

ETNOTERMINOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE AS ERVAS MEDICINAIS

Discentes bolsistas do PIBID/Diversidade:

Adiane Quelri Valente França

Davi Dias Cordeiro Gabilon

Gleica Alcântara Pinto Alves

Gustavo Alcântara Pain

Willian Bernardo Gabriel

Marileide Basílio Francisco

Nayara Gonçalves Venâncio

Narcizo Gonçalves

Sonia Maria Luiz

Caroline Pereira de Oliveira (Orientadora)

Joel Reginaldo Sol (Supervisor)

 

ETNOTERMINOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE AS ERVAS MEDICINAIS

Discentes bolsistas do PIBID/Diversidade:

Adriana André Vitorino França

Clenio Reginaldo França

Dilean Gabriel Vitorino

Dorcas Roberto Reginaldo

Eber Reginaldo Vitorino

Eder Reginaldo Roberto

Gezilda Reginaldo

Gidião Gabriel Reginaldo

Oscar da Silva Jorge.

Caroline Pereira de Oliveira (Orientadora)

Sirvério Vitorino Delfino (Supervisor)

 

TRILHA DO CONHECIMENTO – INTEGRANDO OS SABERES TRADICIONAIS E A CIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Discentes bolsistas do PIBID/Diversidade:

Alcides Gabilon da Silva

Avanildo FigueIredo Patrocínio

Claudinei de Souza

Eduardo dos Santos Rodrigues

Elias Souza Alves

João Carlos Dias da Silva

Mario Antonio Pires Pereira

Rosangela de Souza Pereira

Maria Helena da Silva Andrade (Orientadora)

Romilda Lipú de Souza (Supervisora)

 

ETNOTERMINOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE AS ERVAS MEDICINAIS

Discentes bolsistas do PIBID/Diversidade:

Ingrid Borges da Silva

Sônia Ap. Dias

Darlete Floriano da Silva

Ednéia Miranda da Silva

Claudiomiro do Carmo Miranda

Aldir Miranda da Silva

Juliélcio da Silva Pacheco

Bernardino Nunes Laureano

Adriana V.P. Paravisine (Orientadora)

Carlos Manoel da Silva (Supervisor)

 

ETNOTERMINOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE AS ERVAS MEDICINAIS

Discentes bolsistas do PIBID/Diversidade:

Celso P. Augusto

Eliete Oliveira

Fernanda M. C. P. Cantarelli

Josia Moreira

Regina da Silva

Rosana P. O. Mendes

Adriana V.P. Paravisine (Orientadora)

Daiane Ramirez (Supervisor)

 

TRILHA ETNOBOTÂNICA –  UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA

Discentes bolsistas do PIBID/Diversidade:

Laércio Marques Pereira

Celestino da Silva Marcelino

Alexandre Francisco

Jurandir Faustino Francisco

Marcely Pedroso Leite

Nemias da Silva

Osmar Francisco

Solange Marques Felix

Valciso Souza da Silva, Vanda Pires

Maria Helena da Silva Andrade (Orientadora)

Maximino Farias (Supervisor)

 

IMPORTÂNCIA HISTÓRICA E CULTURAL DO AÇUDE DA ALDEIA PASSARINHO, MUNICÍPIO DE MIRANDA/MS

Discentes bolsistas do PIBID/Diversidade:

Jucira de Almeida

Rogério Alexandre Correa

Tânia Pascoal Metelo Jacobina

Cleumilda Pascoal

Bruna Gadernal Fina (Orientadora)

Jailson Joaquim (Supervisor)

 

FORTALECIMENTO DA MEMÓRIA HISTÓRICA DO POVO TERENA DE CACHOEIRINHA: IMPORTÂNCIA DE ENSINAR E APRENDER

Discentes bolsistas do PIBID/Diversidade:

Genésio Farias

Marlene Lipu Gonçalves

Adenice Julio

Silviana Augusto Sebastião

Bruna Gardenal Fina (Orientador)

Jailson Joaquim (Supervisor)